A comunidade do Para Pedro (Parapaz), em Colégio, na zona norte, foi invadida por traficantes de uma facção rival na madrugada desta segunda-feira (24/08).
Um grupo de traficantes da facção Amigos Dos Amigos (ADA), que age no complexo da Pedreira, em Costa Barros, adentrou na comunidade, cujo tráfico é controlado pelo Terceiro Comando Puro (TCP), e teriam matado dois olheiros.
Imediatamente policiais militares do 41° BPM, que fica muito próximo da favela, ocuparam a comunidade e também entraram em confronto com os bandidos do TCP.
A motivação para a invasão, segundo foi apurado, foi a mudança de facção de alguns homens do Para-Pedro para o tráfico da Pedreira. Estes mesmos homens teriam invadido o Parapaz e saíram prometendo voltar pra ficar.
O tráfico no Parapaz nunca foi considerado lucrativo para as facções e, desde que o TCP passou a administrar a favela, nunca foi independente.
Os principais cargos das bocas de fumo são quase sempre dos traficantes do Conjunto Amarelinho e os chamados "crias" tem pouca influência na hierarquia, o que gera insatisfação e as mudanças de facções. Na mais famosa destas mudanças, o traficante Tulon, ou Camaro, que se desentendeu no passado com a cúpula do Amarelinho, passou a integrar o ADA, onde se aliou ao antigo desafeto Bamba, e posteriormente o Comando Vermelho para tentar retornar ao Para-Pedro. Morreu em uma perseguição policial após uma de suas inúmeras invasões à comunidade onde nasceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário